Regresso ao trabalho

30-08-2018

Para a maioria, setembro significa regresso ao trabalho. Assim, cada um de nós arranja-se (roupa, sapatos, carteira/mala/mochila), de acordo com o trabalho que tem. Há pessoas que usam fardas, mas muitos de nós, não. Para quem usa farda, a roupa é adaptada ao tipo de trabalho que tem. Mas... e para quem não tem? O que deve usar?

Ficam algumas dicas para quem vai iniciar mais um ano de labuta.

Roupa

Use roupa confortável, que não seja apertada nem limite os seus movimentos. Não se esqueça que estará a trabalhar com essa roupa durante 8 horas, pelo menos. Pode ser muito bonita, mas se não é funcional, não serve.

Calças skinny, não ajudam em nada o seu corpo. Apertam as suas pernas, alterando a normal circulação, dilatam as veias, provocam problemas digestivos e adormecimento das pernas, bem como, problemas musculares. Deixam o seu corpo em sofrimento, podendo vir a prejudicar a sua saúde íntima.

Quando for escolher as camisas, tenha em atenção para não serem pequenas demais na zona do pescoço. Se forem muito apertadas (quem usa gravatas não aperte em demasia), podem condicionar a circulação e prejudicar o envio de sangue para o cérebro, aumentando a pressão intra-ocular, levando à presença de dores de cabeça e limitação dos movimentos da cervical (resultando em dores nos ombros e na coluna).

No caso da roupa íntima, se usar cinta, esta não deve ser muito apertada (provocando dificuldades respiratórias, de circulação e dores musculares). Ao escolher o sutiã, este deve ter o tamanho correto, as alças não devem ser muito finas (se tiver dúvida, peça ajuda na loja) e estar bem ajustado, de forma a não provocar dores na coluna e ombros. Evite usar sutiãs com aro. Quanto às cuecas, evite o uso contínuo do fio dental, pois pode causar problemas de saúde íntimos. Em qualquer um destes casos (cinta, sutiã, cuecas), tenha sempre em atenção o material usado. Opte sempre pelo conforto.

Atenção aos acessórios! O uso contínuo de colares e brincos compridos e pesados, vai condicionar a posição correta da sua cabeça, resultando em dores na cervical e contraturas musculares.

Calçado

O calçado deve ser confortável, por isso evite o calçado de salto alto, bem como o completamente raso.

Quando for comprar o seu calçado, não se foque nos padrões atuais da moda. Calçado com saltos altos, finos e muitas vezes com a parte da frente a afunilar acarretam muitos problemas na nossa postura, bem como na deformação do nosso pé (por exemplo: joanetes, dedos em garra, etc.). Opte por um calçado com salto inferior a 4 cm, em que a parte da frente deve acompanhar a largura e o formato do pé.

No caso de ser um calçado baixo, há que ter em atenção o tipo de sola e material. Solas finas e material com costuras salientes na parte interna, não são de todo aconselháveis. O calçado deve ser maleável e com formato anatómico, ou com amortecedor (ideais para quem pratica desporto) e deve ser ajustado (velcro, fivela, etc.) de forma a dar equilíbrio e evitar alterações nos nossos pés.

Antes de comprar, verifique as diversas opções de calçados existentes e veja se são confortáveis para os seus pés.

Carteira/Mala/Mochila

O ideal é reduzir a quantidade de coisas que transporta na sua mala (além da carteira, das chaves e telemóvel, que são essenciais, as mulheres, na sua maioria leva toda a "mobília" atrás). Agenda, estojo (caneta, lápis, etc.), bloco de notas, bolsa da maquilhagem, desodorizante, perfume, etc., serão realmente essenciais?!?! Se não pode andar sem estas coisas, tentemos reduzir o seu peso. Como? Reduzindo o seu tamanho. Agenda, estojo, bolsa de maquilhagem (e seu conteúdo), etc., em versão "mini".

Deve colocar os itens mais pesados na parte central da carteira e as coisas mais leves nos bolsos exteriores.

O ideal é que a sua mala seja com alça a tira colo, de forma a distribuir o peso pelo o seu corpo. Se não tiver esta opção, vá alternando a mala de um braço para o outro.

Na hora de escolher a sua mala, tenha em atenção o material com que é feita. Por exemplo, o couro já é pesado por si só, opte por materiais leves.

Coloque a sua saúde em destaque. Coloque-a na moda!

"Bom dia com a lembrança que o trabalho é saúde e terapia."

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora